Primeira escola exclusiva para cegos em Minas Gerais, criada em 2 de setembro de 1926,
o Instituto São Rafael é referência no estado “pela sua capacidade de estar sempre se readequando no atendimento às evoluções promovidas na área da Educação Especial”, segundo a diretora Juliany Sena, que trabalha na instituição há 15 anos. “Nunca perdemos a forma carinhosa de receber nossos alunos e os estimulamos a seguir os estudos em escolas inclusivas, com acompanhamento por profissionais da Escola”.

O Instituto atende a 63 alunos com deficiência visual fundamental, além de dispor de sala de recurso para atendimento a seus alunos e que serve como suporte pedagógico a estudante de outras instituições, públicas ou privadas. Além de escolarização, oferece habilitação e reabilitação terapêutica e social, na preparação para o trabalho e no encaminhamento e acompanhamento educacional. Ao todo, são 251 alunos assistidos por projetos de convivência e reabilitação, com trabalhos nas áreas da música, tapeçaria, teatro e atividades na sala de recursos.

Profissionalização

Em 2016, a Instituto São Rafael começou a oferecer o primeiro curso técnico profissionalizante em Massoterapia. A duração é de dois anos e os alunos receberão e certificação, o que permite atuar profissionalmente no mercado de trabalho. Inicialmente foram recebidas 90 inscrições para técnico em Massoterapia e os processos de formação das turmas e de contratação dos profissionais já se encontram em andamento. O curso é aberto a todas as pessoas, com deficiência ou não.

























 

Sugestões, reclamações e dúvidas? Nos envie um Email

Junte-se à nossa lista de discussão